Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Chupetas : Cuidados na compra !!!

Alguém por ai já viu as novas chupetas customizadas de cristais Swarovski ? Parecem lindas não?? As chupetas custam de R$60,00 a R$800,00 no mercado mais acabam sendo um perigo para o seu bebê.  Elas não cumprem as normas de segurança. O cristal pode ser facilmente solto e inalado. Além de ser um produto que não  podemos ferver!!! Absurdo !




A cada dia que passa o mercado de inovações para bebês vêm crescendo e nem tudo que é liberado para venda em outros países acaba sendo liberado aqui no Brasil 
Toda marca de chupeta a ser vendida aqui no Brasil deve passar pela análise do INMETRO  Felizmente no nosso país a análise é bem rígida passando pelo teste de qualidade a embalagem do produto, material, construção e os ensaios físicos.
Toda embalagem deve conter as seguintes informações:


a) ferver a chupeta antes de usar;

b) não colocar laços ou fitas para prender a ponta da chupeta ao pescoço;
c) examinar regularmente, jogando-a fora quando estiver danificada;
d) não mergulhar a chupeta em substâncias doces, para prevenir cáries.
Além disso, de acordo com a norma, a embalagem deve conter os dizeres:
a) "Esta chupeta está de acordo com a NBR 10334"
b) o nome e/ou símbolo e C.G.C. do fabricante.

Os materiais empregados na fabricação de chupetas, que podem ser de borracha ou plástico, não devem soltar mais que 8,0 mg/dm² de resíduos, quando deixados de molho por dez dias em água destilada e este resíduo não pode conter metais pesados como chumbo, arsênico, mercúrio, cádmio, antimônio, bário e cromo.

Na construção são analisados detalhes da chupeta, como por exemplo:
A superfície externa deve ser lisa, sem falhas, fendas ou outros defeitos visíveis;
O tamanho do bico, que não deve ser maior do que 30 mm, pois pode sufocar a criança;
O tamanho do disco, que não pode ser muito pequeno, de forma que a criança não engula a chupeta;
O disco deve conter pelo menos dois furos para ventilação, com diâmetro de no mínimo 5,0mm, e afastados do bulbo no intervalo entre 5,0 mm e 6,0 mm. Estes furos servem para evitar que, caso a criança engula a chupeta, o ar passe através dos furos evitando a asfixia;
São também especificados detalhes de construção da argola ou pino.

Ensaios Físicos

Estes ensaios simulam as condições de uso da chupeta :
Deve permanecer intacta, sem sinais visíveis de fratura e/ou rachaduras, quando submetidas a uma carga de 130N, durante 10 segundos. Desta forma simula-se que a criança pisou ou deitou por cima da chupeta.
Não pode mostrar sinais visíveis de fratura e/ou rachadura no escudo, anel e pino e não deve existir dano permanente no bulbo que possa tornar a chupeta insegura para uso, quando submetida a um ensaio que simula a mordida.
A chupeta deve permanecer intacta, não devendo apresentar distorções permanentes, nem qualquer sinal de dano no bulbo, quando submetida ao ensaio de tração ( aplica-se, no bulbo, uma carga de 60N na direção vertical durante 10 s). Este ensaio é combinado com o ensaio de fervura ( ferver por 5 min.), e repetido 10 vezes. Isto é: ferve, submete a tração, ferve, submete à tração, etc.... Neste ensaio busca-se simular as condições normais de uso em que a criança usa, a chupeta é fervida, aí a criança usa de novo, e a chupeta é novamente fervida.

Na E-BABY teremos chupetas totalmente legalizadas para venda aqui no Brasil . 
AVENT, CHICCO, MAM, NUK são marcas habilitadas pelo IMMETRO e de muito boa qualidade ! 
Aguardem !!!

Sempre temos que lembrar que a chupeta atrapalha na amamentação do bebê e prejudica a arcada dentária do seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário